top of page

Há vários anos, quando comecei o meu trajeto profissional na área da Psicologia, interessei-me especialmente pelos temas do envelhecimento, demências, fim de vida e luto.

Tendo em conta estas áreas de interesse, depois da licenciatura, concluí um mestrado em Neuropsicologia Clínica e uma formação avançada em Cuidados Paliativos. E trabalhei durante dez anos como psicóloga clínica numa estrutura residencial para pessoas idosas.

Tenho também exercido funções como coordenadora de projetos, formadora e, mais recentemente, como responsável pelas relações institucionais na Associação Alzheimer  Portugal.

Ao longo do tempo, fui ampliando o âmbito da minha prática clínica e atualmente trabalho em várias áreas de intervenção.

A minha Abordagem Psicoterapêutica

A Abordagem Existencial compreende o sofrimento psicológico como uma consequência do confronto da pessoa com os desafios inerentes à construção do seu projeto de Ser e privilegia os conceitos de presença e encontro.

A intervenção baseia-se numa relação humana, genuína e de confiança e numa postura colaborativa entre o terapeuta e o cliente. Recorre a métodos e técnicas específicas e visa promover a capacidade da pessoa em lidar com os desafios que enfrenta e com a angústia existencial.

  • Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
    Cédula nº 14376

  • Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Especialidade avançada em Psicogerontologia

  • Membro candidato à Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial

Catarina Alvarez_edited_edited.png

O meu percurso

bottom of page