
O meu percurso
Há vários anos, quando comecei o meu trajeto profissional na área da Psicologia, interessei-me especialmente pelos temas do envelhecimento, demências, fim de vida e luto.
Tendo em conta estas áreas de interesse, depois da licenciatura, concluí um mestrado em Neuropsicologia Clínica e uma formação avançada em Cuidados Paliativos. E trabalhei durante dez anos como psicóloga clínica numa estrutura residencial para pessoas idosas.
Tenho também exercido funções como coordenadora de projetos, formadora e responsável pelas relações institucionais na Associação Alzheimer Portugal.
Com o tempo, fui ampliando o âmbito da minha prática clínica, fiz uma formação de quatro anos em Psicoterapia e atualmente trabalho em várias áreas de intervenção, acompanhando pessoas que enfrentam diversas problemáticas e situações de vida.
A minha abordagem psicoterapêutica
A Psicoterapia Existencial compreende o sofrimento psicológico como uma consequência do confronto da pessoa com os desafios inerentes à construção do seu projeto de Ser e com as preocupações fundamentais próprias da experiência humana, tais como a morte, a liberdade, a responsabilidade, a relação com os outros, a temporalidade e a busca de significado ou sentido.
A intervenção baseia-se numa relação humana, genuína e de confiança, assentando numa postura colaborativa entre o terapeuta e o cliente para o ajudar a viver de forma mais autêntica e com propósito.
Recorre-se a métodos e técnicas específicas, visando promover a capacidade da pessoa para lidar com os problemas que enfrenta e com a angústia existencial que vivencia.
-
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Cédula nº 14376 -
Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde
-
Especialidade avançada em Psicogerontologia
-
Membro candidato à Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial
